Por Dra. Janaina em 12/03/2022
Imunoterapia para Dermatite Atópica!

“Imunoterapia por diversas vias de administração, alérgenos modificados [ ...] são alguns recursos que modificarão a história do tratamento da dermatite atópica”.

Era o que dizíamos em 2017, quando a esperança de encontrar um tratamento que chegasse o mais próximo possível da controle e prevenção para a Dermatite Atópica. Hoje é com alegria que divulgamos dados fidedignos da Imunoterapia para a Dermatite Atópica.

A imunoterapia alérgeno-específica ou vacina para alergia, trata-se de um tratamento realizado com o objetivo de reduzir a sensibilidade do paciente aos agentes causadores ou agravantes da alergia, denominados alérgenos.

O ensaio clínico foi realizado com vacinas produzidas a partir do ácaro encontrado na poeira domiciliar da espécie Dermatophagoides pteronyssinus. Os pacientes receberam durante 18 meses, 3x na semana uma dose crescente da vacina sublingual.

Considerando também os cuidados ambientais, observou-se que os pacientes que receberam o placebo no ensaio clínico tiveram redução de cerca de 34% da gravidade da D.A., enquanto os pacientes que receberam a imunoterapia tiveram redução de 55%.

Dentre os sinais notáveis foram identificados redução das lesões de pele típicas da dermatite atópica, bem como melhora do sono e redução da coceira.

A imunoterapia para Dermatite Atópica já é uma realidade, converse com seu alergista a respeito!

Acesse o artigo na íntegra: http://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S2213219821012502?via%3Dihub