WhatsApp: (16) 98191-0927
Telefone: (16) 3911-9980
Por Dra. Janaina
FEBRE ALTA EM CRIANÇAS – SAIBA MAIS!

COMO VIMOS NO POST ANTERIOR, A FEBRE É UM SINAL DE QUE ALGO NÃO VAI BEM, E PRINCIPALMENTE NO CASO DAS CRIANÇAS, QUE AINDA NÃO TEM O SISTEMA IMUNOLÓGICO TOTALMENTE DESENVOLVIDO, DEVE SER INVESTIGADA PELO MÉDICO.

Quais são as Causas?

 A maioria das febres são causadas por infecções ou outras doenças. A alta temperatura do corpo e recorrência precoce é mais comum nos vírus, mas este fator não pode ser o único para diferenciar se a infecção é viral ou bacteriana.

 A febre normalmente é o sinal de uma infecção ou inflamação. As causas mais comuns são infecções virais são respiratórias, urinárias, otites, amigdalites, gripes e pneumonias. Na maioria das vezes, some espontaneamente.

 A criança febril fica com o rosto vermelho, o coração acelerado, respira mais rápido que o normal, sente frio e fica abatida. As mãos e os pés ficam frios e algumas podem ter dores de cabeça e musculares.

Como saber se é Grave?

Mais importante que a temperatura é o comportamento da criança. Se a febre é persistente, não abaixa com anti-térmico ou a criança estiver muito prostrada, chorando muito, é motivo de preocupação e deve ser levada ao médico.

Um sinal de alerta é quando a criança esta chorosa e abatida mesmo sem febre. A temperatura também não abaixa tão rapidamente, em média, a redução é em torno de 1ºC a cada hora.

Se a temperatura estiver acima de 39,5 graus, ou se a criança estiver estranhamente e muito abatida, leve ao pediatra imediatamente.

Observe se..

A criança apresenta manchinhas vermelhas na pele, que não clareiam quando você as aperta, ou se tem manchas vermelhas grandes. Pode ser sinal de infecção bacteriana, até mesmo meningite.

A criança tem dificuldade para respirar, ou está ofegante, com boca arrocheada ou dedos arrocheados, procure ajuda.

Aguarde..