Por Dra. Janaina em 28/10/2019
EXAMES COM CONTRASTE, PODEM CAUSAR ALERGIAS?

Os exames com contraste, também chamados de contrastados, são exames de imagem feitos com o uso de substâncias que ajudam a obter uma melhor definição das imagens formadas, o que facilita a avaliação do médico.

Os contrastes utilizados nos exames radiológicos na tomografia computadorizada é o iodado e na ressonância magnética o gadolínio.

Apesar dos exames com contraste tenderem a ser cada vez mais seguros, e dos médicos avaliarem da melhor forma quem deve ou não fazê-lo, existe medo dos pacientes se estes exames podem causar reações alérgicas graves.

As reações de hipersensibilidade a contrastes não são tão frequentes (incidência de 0,5 a 3% para o contraste de iodo e bem menos frequente para o gadolinio), podem ser classificadas em imediatas (sintomas aparecem até 1 hora) e tardias (sintomas surgem após 1 hora até 10 dias).

Geralmente são prevenidas pela pré medicação realizada antes do teste mas reações graves ainda podem acontecer.

Não existem testes específicos para saber se um paciente tem alergia a iodo previamente.

Existe um perfil de risco de pacientes para reação ao contraste?

• História prévia de reação a contraste não iônico (iodo), o risco aumenta cinco vezes;
  • História prévia de reação ao gadolínio possuem risco oito vezes maior para nova reação;
  • Pacientes com antecedentes de asma, atopia, alergia alimentar ou alergia a medicamentos tem risco moderado para reação aguda ao contraste não iônico e para o gadolínio.

ATENÇÃO - Quem tem alergia a camarão terá também para o contraste com iodo?

MITO. Durante muitos anos se pensou que o camarão provocava alergia devido ao iodo.

Como resultado, muitas pessoas alérgicas ao camarão ou a frutos do mar se preocupam com reações graves ao realizarem exames que utilizam o contraste iodado. Trata-se de um mito: a alergia é causada por proteínas do crustáceo, não pelo iodo, não existe relação!

É importante informar ao médico que requisitou o exame se você tiver alguma alergia prévia. Antes de realizar qualquer exame com contraste, consulte seu alergista/imunologista.