Por Dra. Janaina em 29/10/2019
ESOFAGITE EOSINOFÍLICA X ALERGIA ALIMENTAR

A esofagite eosinofílica é uma doença inflamatória crônica no esôfago, persistente, que pode ter origem genética e costuma evoluir com ciclos de crise e remissão.

Assim como a dermatite atópica e a asma crônica, ela acontece por causa de uma reação exagerada do sistema imunológico a um agente que causa alergia, mas não é um tipo de alergia alimentar!

Esofagite eosinofílica causa dificuldade para engolir, engasgo e impactação alimentar (sensação de alimento parado na garganta ou peito)

Lactentes e crianças podem apresentar recusa alimentar, baixo ganho de peso, vômitos e/ou dor torácica.

Em adultos, a impactação alimentar esofágica é, às vezes, a primeira manifestação ou também pode ser confundida com sintomas de refluxo gastroesofágico.

Os pacientes muitas vezes também apresentam manifestações de outros distúrbios atópicos (p. ex., asma, eczema, rinite alérgica). Pode estar associada também a Doença de Crohn e Doença Celíaca.

Os alérgenos alimentares mais comuns são o leite, ovo, trigo, peixe, soja e amendoim.

O diagnóstico muitas vezes é considerado pela primeira vez quando os sintomas de refluxo não respondem à terapia com medicamento de supressão ácida, como os inibidores de bomba como o omeprazol.

Ele também deve ser considerado em adultos que apresentam impactação alimentar esofágica ou em adultos com dor torácica não cardíaca.

Se o diagnóstico for tardio, a inflamação pode evoluir para um estreitamento (estenose) do esôfago, levando à dificuldade de engolir sólidos e até mesmo líquidos.

É de suma importância o acompanhamento conjunto pelo alergista e gastroenterologista.