WhatsApp: (16) 98191-0927
Telefone: (16) 3911-9980
Por Dra. Janaina em 29/10/2019
ERITEMA PIGMENTAR FIXO – O QUE É?

É a forma mais frequente de erupção por droga, tendo-a como única desencadeante. Sua origem alérgica, não está totalmente esclarecida. Sabe-se que qualquer droga pode causar eritema fixo.

As lesões podem ser únicas ou múltiplas e esmaecem em poucos dias deixando pigmentação hipercrômica residual, sendo os anti-inflamatórios e antibióticos, frequentes causadores.

Caracteriza-se por lesão macular de coloração eritêmato-arroxeada, geralmente arredondada, com limites nítidos, medindo alguns centímetros de diâmetro.

A lesão pode ser purpúrica, urticada ou bolhosa nos quadros mais graves. Há sintomas de prurido e sensação de queimação.

Se ocorrer novamente exposição ao medicamento responsável pelo quadro, as manchas podem reaparecer ou ficar mais vivas.

Podem ocorrer em qualquer parte do corpo, até mesmo nas genitálias e mucosas.

Não existe tratamento específico para as manchas, mas com a exclusão do medicamento ela tende a clarear e até desaparecer.

A intensidade do quadro depende da freqüência de ingestão da droga. Quando ocorrem sucessivas exposições, a pigmentação pode tornar-se permanente e surgirem novas lesões em outras áreas.

Quando processo de cura começa, aparecem descamações e crostas seguidas de uma cor amarronzada escura persistente no local das lesões. A pigmentação tende a ser mais intensa na pessoa de pele escura, a pigmentação desaparece quando o medicamento causal não é mais usado.

Tratamento Eritema Pigmentar Fixo, tem como objetivo descobrir e afastar a droga responsável.

Aguarde..