Por Dra. Janaina em 29/06/2021
Entenda o Prurido Crônico!

O prurido é o que chamamos do “ato de coçar” e quando se estende por mais que 6 semanas é chamado de prurido crônico. Isso acomete cerca 13,5% dos adultos e 60% dos idosos acima de 65 anos sofrem de prurido semanalmente!
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀⠀
O prurido crônico pode ser acompanhado COM lesões dermatológicas como eczemas, por exemplo, na dermatite atópica, dermatite de contato, alergia a medicamentos, ou outras lesões que causam grande coceira também são as urticárias, e outros tipos de lesões tipo acastanhadas ou por causas infecciosas (micoses, escabiose), portanto as causas são diversas.
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀⠀
Existe ainda um outro grupo de causas de prurido crônico SEM lesões dermatológicas, como distúrbios metabólicos ou endócrinos (ex. insuficiência renal, hepática, doenças metabólicas, infecciosas, varizes); distúrbios neurológicos (ex. nevralgia pós-herpética, síndromes de compressão nervosa) ou até mesmo sintomas psicossomáticos como (síndromes depressivas ou transtornos compulsivos).
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀⠀
Resumindo, nem sempre a coceira está de fato relacionada a alergia!
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀⠀
A falta de diagnóstico e tratamento correto para o prurido crônico pode ter graves consequências como surgimento de novas lesões gerando um CICLO VICIOSO ou ainda INFECÇÕES na pele por contaminação com bactérias. Outro ponto são os problemas emocionais consequentes da coceira que não cessa, evoluindo para má qualidade de vida, do sono, estresse e distúrbios de humor, incluindo ansiedade e depressão.
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀⠀
O devido diagnóstico é feito através principalmente da história clínica do paciente que não só serve para dar mais características ao prurido, como também excluir doenças que não se encaixem no relato do paciente.
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀⠀
No tratamento além de tratar as doenças de base, são indicadas medidas de cuidados da pele como o uso de hidratantes específicos, e tratamentos tópicos e orais como corticoides, antibióticos no caso das infecções e anti-histamínicos.
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀⠀
Não atrase seu diagnóstico e tratamento, procure seu alergista para cuidar do prurido.