WhatsApp: (16) 98191-0927
Telefone: (16) 3911-9980
Por Dra. Janaina em 09/01/2021
Efeitos adversos a Vacina

Em tempo de muita preocupação em torno da vacinação contra a COVID-19, é interessante pensarmos a respeito das vacinas já bem conhecidas e utilizadas pela população. Será que elas são 100% seguras? Elas também apresentam efeitos adversos?
⁣⠀⠀⠀
Nenhuma vacina é 100% segura. Parâmetros são utilizados para garantir o maior grau de eficácia possível com o menor risco de eventos adversos. Desse modo, qualquer vacina pode apresentar efeitos adversos.
⁣⠀⠀⠀
Eles podem ser desencadeados por 3 fatores principais:
⁣⠀⠀⠀
1- Fatores relacionados a própria vacina: Tipo do vírus (vivo ou inativado), a forma de cultura dos microrganismos, estabilizadores ou substâncias conservadoras, o lote da vacina.
⁣⠀⠀⠀
2- Fatores pessoais e individuais: Idade, sexo, número de doses e datas das doses anteriores da vacina, eventos adversos às doses prévias, doenças, concomitantes, doenças alérgicas, autoimunidade, deficiência imunológica.
⁣⠀⠀⠀
3- Fatores associados a administração da vacina: Utensílios utilizados, ambiente, via de inoculação (vacinação intradérmica, subcutânea ou intramuscular).
⁣⠀⠀⠀
Dentre esses fatores estão evitáveis e inevitáveis, no entanto seja ele qual for, raras são as ocasiões em que fatores adversos apresentam-se de forma grave.
⁣⠀⠀⠀
É importante lembrar que a vacinação ao longo dos anos tem desempenhado um papel essencial na melhora da expectativa de vida, controle de pandemias e epidemias e redução de casos de diversas doenças infecciosas.
⁣⠀⠀⠀
Não descarte a vacinação, informe-se a respeito dela!

Aguarde..