Por Dra. Janaina em 28/10/2019
ECZEMA PERIORAL – CAUSADO PELO FRIO? MITO OU VERDADE

O inverno traz além do frio, uma série de problemas respiratórios, alérgicos e dermatológicos... Não incomum nos depararmos com pessoas apresentando “queimaduras” ao redor dos lábios. Teoricamente provocadas pelo frio... Pois, bem...

Essas “queimaduras” podem ser ECZEMAS PERIORAIS, provocados pelo hábito de passar a língua ao redor dos lábios nos dias mais frios do ano, para prevenir a sensação de ressecamento.

Atenção aos sintomas:

Essa dermatite, pode se desenvolver também em outras estações do ano e as causas podem ser diversas. O Eczema Perioral ou dermatite perioral é um transtorno comum que ocorre com maior freqüência em mulheres e tem aparência de acne ou assadura.

Os sintomas associados costumam ser de coceira e sensação de queimação na pele. A pele ao redor do nariz e olhos às vezes são afetadas, e muitas vezes pode haver contaminação fúngica, necessitando de tratamento específico.

Manifestação:

manifesta por pequeninas pápulas (lesões elevadas) avermelhadas, eritema (vermelhidão), ressecamento e descamação da pele, em alguns casos pode também surgir pústulas.

Causas:

• Corticoides tópicos ou oral em uso inadvertido ou em excesso;
  • Cremes cosméticos, maquiagens e protetores solares;
  • Creme dental fluorado;
  • Não higiene do rosto;
  • Alterações hormonais e / ou contraceptivos orais;
  • Os fatores exacerbadores: Exposição ao frio e ao sol, menstruação, cremes ou maquiagens pesadas.

Procure um alergista caso ocorram algum desses sintomas.