WhatsApp: (16) 98191-0927
Telefone: (16) 3911-9980
Por Dra. Janaina em 28/10/2019
ECZEMA NAS MÃOS – SAIBA MAIS!

Eczema ou dermatite de mãos é um processo inflamatório da pele caracterizado principalmente por lesões avermelhadas, descamação e coceira. Deve ser considerado um sintoma e não um diagnóstico, já que pode ser parte de diversas doenças.

Pode ser desencadeado por várias causas. A mais comum é o eczema ou dermatite de contato, reação inflamatória da pele que ocorre pelo contato com agentes externos, ou seja, com substâncias em contato com a pele, como por exemplo cosméticos, produtos químicos, entre outros.

Os sintomas são: vermelhidão e coceira e descamação nas mãos, que pode surgir imediatamente ou até 12 horas do contato com a substância agressora.

São provocados normalmente por detergentes e produtos de limpeza, mas vários outros agentes podem causar a dermatite, como por exemplo anéis e pulseiras, além de contato com produtos químicos (solventes, resinas e tintas, entre outros).

Existem testes alérgicos como o patch teste (teste de contato) que auxilia no diagnóstico das substâncias.

A dermatite nas mãos pode ser confundida com psoríase, quadro mais crônico, que se manifesta com descamação da mão e ressecamento, mas por vezes, também pode ser confundida com disidrose, que causa bolinhas e intensa coceiras nas mãos, sendo por isso importante consultar o médico sempre que os sintomas de alergia nas mãos estiverem presentes.

Aguarde..