WhatsApp: (16) 98191-0927
Telefone: (16) 3911-9980
Por Dra. Janaina em 04/12/2021
É possível diagnosticar a alergia a contraste antes do exame?

Os contrastes são compostos utilizados com o objetivo de melhorar a qualidade da imagem e definição obtidas em exames radiológicos, como na tomografia computadorizada. Dentre seus compostos mais comuns, os MCI (meios de contraste iodados), são os principais responsáveis por reações adversas.
⁣⠀⠀⠀⁣
As reações podem ocorrer por hipersensibilidade alérgica e não alérgica, tanto de forma imediata em até 1h, quanto posterior. Os principais sintomas da alergia costumam ser cutâneos através de urticárias e angioedemas, sendo pouco comuns as anafilaxias.
⁣⠀⠀⠀⁣
Em geral, a investigação para alergia a contrastes é feita baseada na história clínica do paciente, caso tenha apresentado uma possível reação ao contraste.
⁣⠀⠀⠀⁣
Desse modo, NÃO HÁ um teste ou EXAME PREVENTIVO que diagnostique uma possível reação a contraste. No caso de pacientes que precisam utilizar o método para exames, realiza-se uma triagem para avaliar um possível risco de reação alérgica, e se tiver tido reação alérgica, então é investigado por testes cutâneos.
⁣⠀⠀⠀⁣
Alguns itens levados em consideração são:
-Se ele possui história prévia de reação alérgica no intra-operatório;
-Possui histórico de alergia ao Iodo;
-Histórico prévio de alergia a outros medicamentos;
-Possui asma não controlada ou urticária.
⁣⠀⠀⠀⁣
Antes da realização de qualquer exame, não deixe de relatar ao seu médico todo o seu histórico clínico, mesmo que ache um item dispensável, relate-o por segurança!

Aguarde..