Por Dra. Janaina em 08/09/2020
Dupixent®?  para o tratamento da Dermatite Atópica Grave

O medicamento Dupixent®️ é o nome comercial do imunobiológico Dupilumape, uma injeção que já vem pronta para uso até mesmo domiciliar, que age inibindo as fontes de causa e descompensação da Dermatite Atópica (D.A.), sem os efeitos colaterais de imunossupressores comuns, como os corticoides e ciclosporina.
⁣⠀⠀⠀
Os pacientes portadores de dermatite atópica possuem níveis elevados das proteínas que regulam o sistema imune, a interleucina 4 e interleucina 13 (IL-4 e IL-13). Elas são responsáveis pelas inflamações da pele comuns da doença desencadeando seus demais sintomas como prurido e ressecamento da pele. Dessa forma, a substância ativa do Dupixent®️ (dupilumape) age bloqueando os receptores de IL-4 e IL-13, impedindo sua ação e controlando os sintomas de coceira e eczemas.
⁣⠀⠀⠀
O medicamento inovador é a primeira terapia biológica aprovada no tratamento da Dermatite Atópica e já possui indicação no tratamento da Asma Grave. Sua indicação se dava apenas para uso acima de 12 anos, no entanto, na semana passada a Anvisa liberou a medicação para crianças entre 6 e 11 anos, faixa etária mais acometida pela doença.
⁣⠀⠀⠀
O Dupixent é um tratamento prolongado, com injeções subcutâneas quinzenais e que demonstrou excelentes resultados na redução do quadro de D.A. em associação ao uso de corticosteroides tópicos já no primeiro mês e é considerado uma vitória no tratamento da doença!
⁣⠀⠀⠀
Infelizmente ainda não temos esta medicação disponível no SUS, mas nosso próximo objetivo é lutar para que isso se realize.
⁣⠀⠀⠀
Se você tem dermatite atópica grave ou conhece alguém que tenha, encaminhe este post, divulgue está excelente notícia e procure seu alergista para iniciar o tratamento!