Por Dra. Janaina em 28/10/2019
DOENÇAS COMUNS NO INVERNO – LARINGITE

A LARINGITE É UMA INFLAMAÇÃO NA LARINGE QUE PODE PROVOCAR ROUQUIDÃO E PERDA DE VOZ.

Na maioria das vezes causada por infecção viral ou fala excessiva, a doença deixa as cordas vocais irritadas, o que gera uma distorção nos sons emitidos.

Em geral, a laringite não é considerada uma doença grave e pode ser tratada em poucas semanas. Porém, os casos de rouquidão persistente (crônica) podem significar problemas mais sérios de saúde.

Sintomas

Os sintomas variam de acordo com a gravidade da infecção e sua causa. O sinal clínico mais óbvio é o prejuízo da voz, que vai desde a rouquidão até e perda da capacidade da fala.

Além desses sintomas, o quadro clínico inclui garganta seca e dolorida, dificuldade de deglutição, tosse, sensação de inchaço na região da laringe, sintomas semelhantes à gripe e resfriado, aumento dos linfonodos no pescoço, febre e dificuldade de respirar (especialmente em crianças).

Causas e Recomendações:

As lesões da laringe podem ser causadas por sinusite recorrente, uso excessivo de álcool, uso de tabaco, esforço da voz além do habitual, fumaças, refluxo gastroesofágico, substâncias alérgicas e outros.

Para recuperar-se da laringite, recomenda-se poupar a voz, para não sobrecarregar as pregas vocais até que elas desinflamem, além da ingestão de líquidos para hidratar a região e, nos casos de refluxo do conteúdo estomacal, a ingestão de alimentos leves, livres de gordura, condimentos, bebidas gaseificadas, bebidas alcoólicas, bem como doces e alimentos apimentados é a principal recomendação.

O tratamento a base de medicamentos deve ser indicado pelo médico após avaliar o paciente.