WhatsApp: (16) 98191-0927
Telefone: (16) 3911-9980
Por Dra. Janaina Melo em 23/06/2020
Diagnóstico de Alergia Alimentar

Apesar de muito eficiente e rápido, o teste cutâneo ou prick teste sozinho não promove o diagnóstico completo de alergia alimentar. Se positivo indica apenas SENSIBILIZAÇÃO ao alérgeno, necessitando correlacionar com a história clínica. Entretanto, se o prick teste vem negativo, também não significa que não tem alergia, são necessários outros testes para ter essa certeza.
⁣⠀⠀⠀
Dentre eles destacam-se o exame de sangue com dosagem de IgE específica e o Teste de Provocação Oral. No caso do exame de sangue, o objetivo é pesquisar se há presença de anticorpos IgE do alimento suspeito no sangue, esses marcadores também mostram apenas sensibilização, como o prick teste, porém o prick é melhor.
⁣⠀⠀⠀
Já o Teste de Provocação Oral (TPO), busca expor o paciente em ambiente seguro, adequado e controlado ao alimento alergênico em doses crescentes com intervalos definidos, acompanhando de perto o surgimento ou não de reações alérgicas.
⁣⠀⠀⠀
O teste é utilizado não só para confirmar ou invalidar o teste cutâneo, como também para definir o nível de tolerância do paciente ao alérgeno. Essa informação é essencial no tratamento e avaliação da possibilidade de exposição futura ao alimento, por isso é considerado o padrão ouro no diagnóstico da alergia alimentar.
⁣⠀⠀⠀
O TPO só deve ser feito em consultório, com toda a estrutura necessária, não apenas para o diagnóstico preciso, mas principalmente para evitar complicações do paciente diante da reação alérgica provocada!

Aguarde..