Por Dra. Janaina Melo em 18/12/2019
Dia Mundial da Urticária

O Dia Mundial da Urticária foi criado por causa da prevalência e da importância desta doença.

Embora os principais sinais e sintomas da urticária se manifestem na pele, ela traz um impacto profundo na qualidade de vida dos pacientes, seu sono, relacionamentos pessoais, profissionais, familiares e sociais; provocando muitas vezes reclusão e depressão.

A investigação e o tratamento adequado das urticárias dependem diretamente de difundir a informação, por isso essa campanha é tão importante!

A urticária se manifesta como lesões avermelhadas e elevadas na pele, com intensa coceira e desconforto. Muitas vezes o paciente se refere a estar todo “empolado”.

Surgem de diversas formas e tamanhos, com duração geralmente menor que 24 horas no mesmo local e sem deixar marcas ou cicatrizes. Estas lesões podem se juntar e formar placas ou podem ser acompanhadas de inchaço (angioedema) em alguns locais do corpo (pálpebras, lábios, mãos, pés, genitais).

Coceira intensa e ardor são sinais que podem preceder o aparecimento das urticas, ou seja, das pequenas elevações brancas ou rosadas, com o centro mais claro, delimitadas por vergões avermelhados e inchaço.

Na urticária aguda, que tem duração menor que 6 semanas, as causas podem ser medicamentos, infecções, alergias, picada de inseto, entre outras. Na crônica, dura mais que 6 semanas, com a maioria por causa espontânea.

Falta de ar, dificuldade para engolir e falar, apesar de raros, são considerados complicações graves tanto da urticária, quanto do angioedema e exigem atendimento médico de urgência.

Quando diagnosticada corretamente, a grande maioria dos pacientes que seguem com precisão o tratamento proposto pelo alergista, vivem sem os sintomas da doença e com qualidade de vida!