WhatsApp: (16) 98191-0927
Telefone: (16) 3911-9980
Por Dra. Janaina em 28/05/2021
DESSENSIBILIZAÇÃO ALIMENTAR ou IMUNOTERAPIA ORAL

As alergias alimentares são uma doença peculiar. Ao contrário de outras condições que ameaçam a vida, as pessoas afetadas são completamente saudáveis, a menos que estejam expostas ao alérgeno. Essas pessoas e suas famílias vivem constantemente preocupadas, não só com a incapacidade de comer certos alimentos, mas também com a possibilidade de que um alérgeno alimentar possa estar “escondido” em qualquer alimento, pois, uma pequena quantidade de um ingrediente alérgico pode criar um problema grave. E este sentimento gera uma ansiedade familiar e medo muito grande.
Até recentemente, o único tratamento para pacientes alérgicos alimentares, tem sido DIETA DE EXCLUSÃO desses alimentos, sempre tendo um plano de emergência e portando adrenalina auto-injetável (injeções de epinefrina) em caso de ingestão acidental levando a anafilaxia.  A DESSENSIBILIZAÇÃO:
 É um tratamento eficaz e disponível para a maioria dos pacientes com alergias alimentares. Também chamada de imunoterapia oral, a dessensibilização consiste em inserir doses mínimas e crescentes do alérgeno na dieta do paciente com intervalos regulares, até que o organismo se torne tolerante. Leite, ovo, soja, frutos do mar e oleaginosas estão entre os principais alimentos causadores de alergias. Existem protocolos diferentes e específicos para cada caso, com certo risco de reações, portanto sempre deve ser acompanhado pelo especialista capacitado.  O tratamento visa deixar os alérgicos tolerantes ao alimento antes proibido. Portanto, se os pacientes alérgicos são acidentalmente expostos a esses alimentos, eles não terão uma reação alérgica, em alguns casos, podendo inclusive consumir porções naturalmente sem riscos.  É imprescindível que o tratamento seja ministrado por um médico alergista/imunologista.

Aguarde..