WhatsApp: (16) 98191-0927
Telefone: (16) 3911-9980
Por Dra. Janaina em 28/05/2021
Dessensibilização a Medicamentos

A dessensibilização a drogas é um tratamento que permite através de protocolos específicos fornecer aos pacientes alérgicos uma possibilidade de receber o medicamento sensibilizante com mais segurança.

 As reações de hipersensibilidade de drogas podem ocorrer com a maioria dos medicamentos, são imprevisíveis, podem afetar qualquer órgão ou sistema e variam amplamente na gravidade clínica do prurido leve à anafilaxia.

 Na maioria dos casos, a orientação médica é evitar a droga suspeita e utilizar uma medicação alternativa. No entanto, em alguns casos, o medicamento ao qual o paciente é alérgico é essencial e não existem alternativas de sucesso para o tratamento da doença. Nestas circunstâncias, a dessensibilização pode ser a solução.

 O processo é realizado pela administração de doses crescentes do medicamento que causa a alergia,via oral ou endovenosa, durante um curto período de tempo (de várias horas a alguns dias) até que a dose terapêutica cumulativa total seja alcançada e tolerada. Este tratamento só pode ser realizado em ambiente hospitalar ou ambulatório com suporte de urgência e emergência. O profissional capacitado a este procedimento é o alergista ou alergologista.

 Os protocolos de dessensibilização foram desenvolvidos e são utilizados em pacientes com reações alérgicas a antibióticos (principalmente penicilina), insulinas, sulfonamidas, agentes quimioterápicos, biológicos e muitas outras drogas, quando esta é a única opção.

 A dessensibilização induz um estado de tolerância temporária, que só pode ser mantido pela administração contínua da medicação. Assim, para tratamentos como quimioterapia, que têm um intervalo médio de 4 semanas entre os ciclos, o procedimento deve ser repetido para cada novo ciclo.

 Para maiores informações, consulte o médico alergista/imunologista.

Aguarde..