WhatsApp: (16) 98191-0927
Telefone: (16) 3911-9980
Por Dra. Janaina em 02/06/2021
Dermografismo - saiba mais

A palavra dermografismo significa escrever na pele.

Dermografismo, dermatografia ou urticária dermográfica, é uma tendência exagerada de cicatrização quando a pele é acariciada. É a forma mais comum de urticária induzível física ou crônica.

Em 25-50% das pessoas normais, o toque firme ou risco da pele produz primeiro uma linha branca, depois uma linha vermelha, depois um ligeiro inchaço na linha do derrame e um leve brilho vermelho na pele ao redor com coceira.
Em 5% da população, essa resposta é exagerada o suficiente para ser chamada de dermografismo.

Trata-se de um tipo de urticária física, na qual, após uma pressão, a pele fica vermelha e inchada, no formato do estímulo desencadeante.

A reação se desenvolve rapidamente, dentro de 5 a 7 minutos após a perturbação da pele. Geralmente desaparece dentro de 15 a 30 minutos, embora às vezes os vergões durem mais.

Os vergões ou urticária entram em erupção onde a pele foi irritada, esfregada ou arranhada e em áreas onde as roupas esfregam contra a pele, tais como: colarinhos para camisas e manguitos ou meias.

Essas marcas elevadas na pele, aparecem em uma linha reta e são chamadas de retilíneas lineares.

Os sintomas geralmente são piores à noite. Álcool, estresse e altas temperaturas, podem aumentar a coceira e o desconforto associado.

A causa exata da urticária dermográfica é desconhecida.

O tratamento realizado é semelhante ao da urticária e o Alergista/Imunologista deve ser consultado.

Aguarde..