WhatsApp: (16) 98191-0927
Telefone: (16) 3911-9980
Por Dra. Janaina em 10/02/2021
Dermatites de Contato no Verão

A dermatite de contato é um tipo de inflamação cutânea do tipo eczema que ocorre quando uma substância alergênica entra em contato com a pele. Confira quais fatores podem aumentar sua incidência no verão.

Cosméticos como maquiagens, filtro solar, perfumes e até desodorantes podem desencadeá-las devido ao processo de transpiração do corpo, que facilita a entrada de substâncias e o processo alérgico associado.

É o caso semelhante com as bijuterias, especialmente as que possuem níquel. No sol, a liberação de substâncias por esses objetos é maior, causando até o desgaste dos materiais e perda de sua coloração original. Essa liberação das substâncias facilita a reação alérgica.

Ainda outro fator são as Fitofotodermatoses, causadas por plantas que reagem em contato com o sol, como o limão. O aumento do consumo de frutas que possuem esse desencadeante e as atividades ao ar livre também tendem a gerar dermatites de contato.

Caso observe lesões avermelhadas, descamativas e com coceira, interrompa o uso do agente que causou a lesão e busque um alergista para investigação adequada!

Aguarde..