WhatsApp: (16) 98191-0927
Telefone: (16) 3911-9980
Por Dra. Janaina Melo em 10/12/2019
Dermatite Atópica No verão

A dermatite atópica tem forte influência hereditária e é causada por um desequilíbrio do sistema imunológico e do nosso microbioma, que reage exageradamente no contato com agentes, tais como: poeira, fungos e bactérias, provocando ressecamento da pele, coceira extrema, lesões, rachaduras, inchaço, vermelhidão e crostas.

Pode se agravar com a chegada do verão. Isso porque o calor, o suor, a umidade, o uso do ar condicionado, e até mesmo o cloro da piscina, podem estimular crises da doença; agravando os sintomas de dermatite atópica. Estes sintomas geram desconforto para os pacientes, ao ponto de tirá-los do convívio social, nos casos moderados a graves.

✏ Dicas Importantes para o verão:

O protetor solar deve ser utilizado, sempre, inclusive em dias nublados, inclusive para pacientes com pele sensíveis, preferencialmente os indicados pelo Alergista. Caso seja necessário o uso de repelente, esse deve ser passado após o protetor.

Embora a água salgada tenha um poder anti-inflamatório que pode ser benéfico para quem tem dermatite atópica, deve-se tomar cuidado em pacientes que apresentam a doença nas formas moderada a grave, principalmente se a pele tiver fissuras (cortes). Os banhos de piscina devem ser seguidos de duchas e hidratação após, por causa do cloro.

É necessário manter a pele sempre hidratada, pois, a pele ressecada pode causar microfissuras, facilitando o contato com agentes que desencadeiam os sintomas da doença. Evite utilizar cremes ou loções perfumadas.

Beba bastante água e use roupas leves de algodão e claras!

Lembre-se!

Dermatite atópica NÃO É CONTAGIOSA e TEM TRATAMENTO.

Aguarde..