Por Dra. Janaina em 03/08/2021
Critérios de avaliação - Diagnóstico de UCE

A realização do diagnóstico de UCE possui certos desafios visto que diferentemente das induzidas, elas não possuem um fator externo associado, podendo surgir a qualquer momento por “motivo algum”, de forma espontânea.
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀⠀
Portanto, o diagnóstico se baseia em uma história médica bem detalhada, buscando as características da lesão, relação com fatores desencadeantes, medicamentos, doenças que possam estar relacionadas como doenças autoimunes ou tireoidopatias, hábitos de vida, entre outros detalhes que serão perguntados na consulta médica.
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀⠀
Muitos pacientes chegam no consultório querendo fazer diversos exames para achar a causa, mas o consenso internacional e nacional orientam NÃO realizar exames investigativos sem necessidade ou sem indicação!!
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀⠀
Orienta-se a realização de alguns exames como hemograma e prova de atividade inflamatória (VHS ou PCR) inicialmente e de acordo com cada história são solicitados os exames específicos. Estes exames são importantes para excluir possíveis doenças associadas a urticária, tais como infecções crônicas, doenças linfoproliferativas, autoimunes e autoinflamatórias.
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀⠀
Além disso, a realização de PCR tem demonstrado ser um marcador útil para diagnóstico e prognóstico ou atividade da urticária, visto que níveis mais elevados de PCR se mostram diretamente associados a uma urticária grave.
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀⠀
Atualmente, os principais mecanismos associados à UCE são de natureza ou autorreativo, portanto sem relação com alergia, sem necessidade a priori de testes alérgicos para diagnóstico de UCE.
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀⠀
Não deixe de procurar seu alergista para fechar o diagnóstico e já instituir o tratamento correto.