Por Dra. Janaina em 24/04/2021
Corticoide faz mal?

Os corticoides são medicamentos produzidos a partir do hormônio cortisol presente em nosso corpo. Ele atua em diversas funções básicas do nosso corpo como o metabolismo da glicose, sistema imune, entre outros.
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀
Quando passamos por situações de estresse como traumas e infecções o cortisol eleva-se, aumentando a glicose e energia para combater o estresse físico ao que o corpo foi exposto. De forma semelhante, o corticoide auxilia no tratamento de doenças inflamatórias, alérgicas e imunológicas.
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀
Os corticoides são mais potentes que o cortisol natural que produzimos, assim em termos gerais, não existe forma de corticoide que esteja completamente isenta de efeitos colaterais! O que determinará esses efeitos é o tipo, dose e tempo de uso.
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀
Os tipos de corticoides são medidos conforme sua potência em relação ao cortisol, desde baixa potência até muito alta potência. Alguns dos principais são:
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀

• Acetato de Hidrocortisona e Dexametasona – Baixa potência, semelhante ao cortisol.
  • Prednisona - 4-5 vezes mais potente que o cortisol. Dependendo da dose pode chegar a alta potência.
  • Betametasona – Média a Alta potência, 25-30 vezes mais potente que o cortisol.
  • Beclometasona (inalatória) 8 pufs 4 vezes por dia equivale a 14 mg de prednisona oral diária.

⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀
A grande maioria dos efeitos colaterais estão associados a absorção sistêmica da substância. A administração por via oral e intravenosa são as principais relacionadas com efeitos colaterais, especialmente quando utilizadas por tempo prolongado.
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀
Dentre os efeitos colaterais estão sintomas de pele, oculares, neurológicos, metabólicos, cardiovasculares, musculoesquelético e sistema nervoso.
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀
Ao receber prescrição de corticoides, siga a risca, toda a recomendação dada pelo médico conta, desde o horário da medicação, intervalo entre elas, dose e tempo de uso.

E o mais importante: FUJA DA AUTOMEDICAÇÃO. Ela sim, é a grande vilã aqui!