WhatsApp: (16) 98191-0927
Telefone: (16) 3911-9980
Por Dra. Janaina em 13/08/2020
Coronavírus

Hoje quero falar sobre o Coronavírus, uma preocupação que cresce no mundo todo, inclusive no Brasil.
▫
Os Coronavírus, são uma família de vírus, conhecida há muito tempo, responsável por desencadear desde resfriados comuns a síndromes respiratórias graves. Recentemente, um novo tipo de Coronavírus foi descoberto, o 2019-nCoV, mais perigoso e letal.
▫
A máscara pode sim reduzir um pouco o risco de infecção, mas, o acessório é recomendado APENAS em situações locais de surto intenso e sua colocação deve ser feita de maneira correta.
▫
A transmissão dos Coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, tais como: gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo (toque ou aperto de mão), contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.
▫
Os Coronavírus apresentam uma transmissão menos intensa que o vírus da gripe e, portanto, o risco de maior circulação mundial é menor.
▫
DEVEMOS adotar medidas gerais PREVENTIVAS, tais como: lavar as mãos com frequência, principalmente antes de comer; utilizar lenço descartável para higiene nasal; cobrir nariz e boca ao espirrar ou tossir; evitar tocar nas mucosas dos olhos; higienizar as mãos após tossir ou espirrar; não compartilhar objetos de uso pessoal, tais como: talheres, pratos, copos ou garrafas; manter os ambientes bem ventilados. Evitar contato com pessoas que apresentem sinais da doença. Grupos vulneráveis devem ficar mais atentos às manifestações clínicas, tais como: idosos, crianças, gestantes, pessoas com doenças crônicas ou com imunodeficiência.

Aguarde..