A Dermatite Atópica é uma doença crônica com lesões eczematosas (grosseiras) que causam muita coceira (prurido), de caráter recidivante (vai e volta). Apesar de não haver cura é possível realizar o controle da doença e até mesmo espaçamento das crises por anos, através da abordagem ampla com cuidado da pele, medicamentos e controle de gatilhos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Uma técnica pouco conhecida, porém, muito eficaz tanto na redução das lesões como na melhora da coceira é a do Pijama Molhado. Já ouviu falar?
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Também chamado de Bandagem úmida ou Wet wrap (em inglês), esse tratamento consiste em enfaixar a pele ainda úmida na intenção de aumentar o poder de hidratação da pele, ou aumentar a potência anti-inflamatória dos cremes a base de corticoide ou imunossupressor e ainda impedir que continue o ciclo de coceira e infecção, prevenindo de coçar a pele com a proteção do pijama justo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A técnica é feita da seguinte forma:
Após um banho com temperatura fresca a morna, e ainda com o corpo um pouco molhado;
Coloca-se quantidade suficiente de hidratante ou caso o alergista indique, uma camada fina dos cremes de tratamentos nos eczemas;
Enfaixa com bandagens úmidas ou veste um pijama de algodão justo de cor clara úmido e bem torcido (água morna do chuveiro);
É importante que o pijama cubra o máximo do corpo possível e por cima dele recomenda-se vestir um outro pijama seco, visando reduzir a sensação de frio que a roupa molhada pode dar.
A ideia é dormir com o pijama molhado e só o retirar no dia seguinte, mas se não tolerar usar de 3 a 6 horas.
A técnica do pijama molhado tem como objetivo auxiliar no alívio dos sintomas da D.A. como a coceira, sensação de pele repuxando, diminuir as grosseiras (eczemas) e ressecamento.
Embora a técnica seja normalmente recomendada para crianças, os adultos também podem beneficiar-se dela, utilizando apenas nos locais de lesões como nas dobras dos joelhos e cotovelou ou nas mãos!