WhatsApp: (16) 98191-0927
Telefone: (16) 3911-9980
Por Dra. Janaina Melo em 24/07/2020
Como trato a minha Dermatite Atópica

A dermatite atópica é uma das doenças inflamatórias de pele mais comum, caracterizada pela presença de pele seca, eczemas (grosseiras descamativa), prurido (coceira), pele avermelhada e pode ter feridas (crostas). É a primeira manifestação de alergia na criança, mas também pode acometer adultos.

Seu surgimento está relacionado com fatores genéticos (pais com história de alergia), alterações na barreira cutânea (falta de ceramidas, ácidos graxos essenciais e lipídeos que formam a “carapaça” da nossa pele), alterações imunológicas (maior chance de infecções de pele), entre outros fatores que contribuem.

No inverno o problema tende a piorar devido maior ressecamento da pele, pelos banhos mais quentes e falta de devida hidratação. Temos também o agravante do maior contato com os ácaros, alérgeno que causa muita sensibilização nos pacientes com dermatite atópica e piora da coceira.

O ciclo de pele seca, coceira, eczema e infecção tem que ser cortado e para isso alguns passos devem ser tomados. Existem muitas formas de tratamento, portanto cada paciente deve ser avaliado e o tratamento individualizado e personalizado.

DICAS PARA TODOS OS CADOS

  • Banhos temperatura ambiente a morna e sem buchas
  • Sabonetes com pH entre 5 a 6 (líquidos)
  • Hidratar até 3 minutos após o banho e no mínimo 2x ao dia
  • Preferir produtos hipoalergênicos
  • Usar roupas leves e de algodão, de preferência de cores claras
  • Evitar perfumes em contato direto com a pele

É essencial ressaltar que a Dermatite Atópica pode e deve ser controlada. Converse com um alergista a respeito!

Aguarde..