WhatsApp: (16) 98191-0927
Telefone: (16) 3911-9980
Por Dra. Janaina em 29/09/2021
Como tempestades de poeira afetam a alergia?

A última semana aqui em Ribeirão Preto não houve outro assunto, o tema do momento são as Tempestades de Poeira que tem assustado e preocupado a muitos. Você sabe o que são elas e como podem afetar a saúde? Vem entender comigo.
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀⠀
As tempestades apesar de causar estranheza são um fenômeno bem comum nesse período do ano. Acontece que o tempo seco do inverno auxilia no acúmulo de poeira, com a mudança de estação, o clima começa a se umidificar criando o que os especialistas chamam de Frente de Rajadas, quando a umidade do ar leva a poeira acumulada para a atmosfera criando essas “tempestades de poeira”.
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀⠀
Mas como elas afetam a saúde?
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀⠀
Em termos gerais é “só” poeira e poluição, itens bem conhecidos nossos, porém em quantidades muito maiores. O principal perigo está para os portadores de alergias respiratórias como a rinite e asma que desencadeiam com a poeira.
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀⠀
Para controlar e evitar exacerbação das alergias fique atento a algumas dicas que você pode fazer:
 Manter a hidratação adequada
 Evitar trocar de ambiente com frequência
 Aumente a frequência na troca de lençóis e fronhas
 Evite cortinas e tapetes
 Ao limpar a poeira de casa, use máscara e evite usar espanadores e vassouras. Prefira aspiradores de pó e pano úmido.
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀⠀
O clima seco e as rajadas de poeira ainda devem se estender entre os primeiros dias e semanas da Primavera. Assim desde já fortaleça a imunidade, o cuidado com as vias respiratórias e em caso de crises, consulte seu alergista!

Aguarde..