WhatsApp: (16) 98191-0927
Telefone: (16) 3911-9980
Por Dra. Janaina em 04/05/2021
Como saber se tenho Asma?

Celebrado anualmente na primeira terça-feira de maio, o Dia Mundial de Combate a Asma tem por objetivo conscientizar a população a respeito da importância de realizar o controle adequado da doença e como é possível fazer isso.
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀⠀
Estima-se que apenas 12% dos portadores de Asma realize o controle da doença, o manejo é definido entre o alergista e o paciente conforme a necessidade do quadro.
⠀⠀⠀⁣⠀⠀⠀
É importante lembrar que dentre os gatilhos para as crises de asma estão os bem conhecidos ácaros, pelos de animais, poeira e pólens, além das infecções virais. No último ano, devido a Covid-19, observou-se um maior risco em pacientes com asma grave e não controlada, chamando atenção mais uma vez para a necessidade do controle adequado da doença, mesmo durante a pandemia.
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀⠀
E você? Sua asma está sob controle? Para te ajudar a descobrir, arraste para o lado as imagens acima e confira.
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀⠀
Se você tem mais que 12 anos faça o teste 1 e ao finalizar, some os pontos. A pontuação final varia de 5 a 25, sendo que quanto maior a pontuação, melhor o controle da asma.
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀⠀
São considerados bem controlados os pacientes que obtém pontuação maior ou igual a 20 pontos. Soma >20 pontos = asma controlada.
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀⠀
Se você tem de 4 a 11 anos faça o mesmo processo no teste 2. Some a pontuação final, ela irá variar de 0 a 27, sendo que quanto maior a pontuação, melhor o controle da asma. São considerados bem controlados os pacientes que obtém pontuação acima de 19 pontos. Soma >19 pontos = asma controlada.

Aguarde..