Por Dra. Janaina em 14/09/2021
Como identificar Anafilaxia?

#anafilaxia é a forma mais grave de reação alérgica, que quando não devidamente identificada e tratada, pode levar ao óbito. Ela ocorre através da liberação de mediadores dos mastócitos, basófilos e recrutamento de células inflamatórias.
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀⠀
Sua apresentação inclui sinais e sintomas combinados, que ocorrem em minutos ou em até poucas horas após a exposição ao agente desencadeante. Sua intensidade pode ser leve, moderada ou grave.
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀⠀
O diagnóstico é a presença de sintomas de 2 sistemas, após o alérgeno suspeito: PELE + CORAÇÃO ou PELE + RESPIRATÓRIO ou GASTROINTESTINAL.
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀⠀
Confira as principais manifestações:
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀⠀
Pele ou Cutânea: Eritema difuso (vermelhidão ou Rash), rubor, urticária, prurido, angioedema (inchaço de boca, lábios, língua, pálpebra, face, mãos ou pés);
Respiratório: Obstrução de vias aéreas superiores por angioedema de língua, orofaringe ou laringe; broncoespasmo, aperto no peito, tosse, sibilância; rinite, espirros, congestão nasal e coriza.
Cardiovascular: Astenia, hipotensão, arritmia, choque hipovolêmico, síncope, dor torácica
Gastrointestinal: Dor abdominal, aumento do peristaltismo com urgência para evacuar ou liberação de esfíncter, náusea, vômito, diarreia
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀⠀
Dentre as principais desencadeadores de reação anafilática estão as alergias alimentares, medicamentos, látex, picada de insetos como abelha, vespa, marimbondo e formiga, exercício, entre outros agentes.
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀⠀
E você? Já teve uma reação anafilática alguma vez?