Por Dra. Janaina em 28/05/2021
Como funcionam os Anti-Histamínicos?

A histamina é uma substância natural do nosso corpo, que quando liberada por algum desencadeante provoca uma resposta imunológica bem conhecida como “crise alérgica” (coceiras, vermelhidão, inchaços, aumento de secreção, tosse...).
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀⠀
É nesse momento que atua o famoso anti-alérgico ou melhor dizendo anti-histamínico, bloqueando a ação da histamina e revertendo os sintomas. Esses medicamentos podem ser classificados em primeira e segunda geração.
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀⠀
A primeira geração tratam-se de medicamentos mais antigos e que possuem efeito sedativo devido a ação neurotransmissora da histamina que atua na cognição, memória e regulação do sono.
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀⠀
Ou seja, você se sente cansado, dorme com má qualidade, fica com reflexos lentos e pode ter sensação de visão borrada, boca seca, aumento da fome e retenção de xixi... Impossível de trabalhar ou estudar em muitos casos.
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀⠀

Já os anti-histamínicos mais novos, denominados de segunda geração, bloqueiam eficazmente a histamina sem atravessar a barreira do cérebro, reduzindo o risco de eventos adversos.
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀⠀
O grande perigo é a auto-medicação, pois esses medicamentos podem ser comprados sem receita em farmácias, com alto prejuízo para o paciente que desconhece esses riscos.
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀⠀
Portanto, se você tem rinite, asma, dermatites, sinusites, urticárias, angioedemas e ainda não passou no seu alergista, não tome medicamentos sem a sua devida indicação! Só utilize os medicamentos que seu médico lhe indicar sob prescrição, evitando assim efeitos colaterais indesejados!