WhatsApp: (16) 98191-0927
Telefone: (16) 3911-9980
Por Dra. Janaina
CAUSAS FREQUENTES DE DERMATITE DE CONTATO

Há muita dúvida sobre as Dermatites de Contato, por isso, nos próximos posts abordaremos temas sobre Dermatite de Contato.

LEMBRANDO  a dermatite de contato ou eczema de contato, é uma reação na pele que ocorre devido ao contato de alguma substância (alérgeno) ou objeto irritante, causando alergia ou inflamação na pele, gerando sintomas como coceira, vermelhidão intensa e descamação.

Causas frequentes de Dermatite de Contato

  • CALÇADOS E VESTUÁRIOS: substâncias como agentes de curtimento de couro, aceleradores da borracha e antioxidantes em luvas, sapatos, roupa íntima e outras peças de vestuário; corantes.
  • COSMÉTICOS: depilatórias, tintas para cabelo, esmalte de unhas, removedor de esmalte, desodorantes, hidratantes, loções pós-barba, perfumes, filtros solares.
  • MEDICAMENTOS DE USO TÓPICO (NA PELE): antibióticos, anti-histamínicos, anestésicos, antissépticos, estabilizadores.
  • FRAGRÂNCIAS: em artigos de higiene, sabonetes e produtos domésticos perfumados (como detergentes).
  • METAIS: níquel, cobalto, cromatos, mercúrio, ouro.
  • PLANTAS: hera venenosa, carvalho venenoso, sumagre venenoso, ambrósia, prímula, cardo, cascas de manga, cascas de caju.
  • BORRACHA: luvas, preservativos, cateteres, balões (incluindo látex).

Nem sempre é fácil identificar a causa da dermatite; a maioria dos pacientes não têm consciência de todas as substâncias que tocam na sua pele.

Muitas vezes o contato é feito com as mãos (que não sofrem reações), mas, são transmitidas por exemplo para a face (através das mãos), onde a pele é mais sensível, provocando a reação.

O médico alergista/imunologista, deve ser consultado, que aplicará testes específicos como o patch teste, para identificar com precisão a causa da alergia.

Aguarde..