Por Dra. Janaina em 02/06/2021
Casos de Sinusite aumentam no inverno

#SINUSITE AUMENTA NO #INVERNO

Clima seco, poluição e variações de temperatura são condições propícias para a ocorrência da sinusite. Isso acontece porque nas estações frias, o organismo está mais propenso a adquirir doenças respiratórias, principalmente em pacientes predispostos como os alérgicos. Os casos de sinusite, por exemplo, chegam a triplicar nessa época. A inflamação atinge os seios da face e a cavidade nasal, que ficam congestionados pelo excesso de secreção. Os sintomas são dor na face, cefaleia, saída de secreção amarelada ou esverdeada, perda do olfato, tosse seca e persistente que piora quando deita e dores musculares, entre outros sintomas.

Por isso todo ano, na época de inverno, o número de casos que chegam ao consultório com exacerbação do quadro de rinossinusite costuma aumentar.  O QUE É SINUSITE?
A sinusite é uma inflamação da mucosa que reveste os seios da face, cavidades que alojam ar e quando inflamam podem alojar secreção e ficarem edemaciadas (inchadas). A mucosa nasal tem cílios que desempenham o papel de 'varrer' as secreções para fora do nariz e também filtrar as impurezas. Quando há infecção, as secreções da região se tornam mais espessas e, com os  cílios se movimentando menos,  ficam acumuladas nas cavidades formando meio de culturas para as bactérias; sendo os principais sintomas a obstrução nasal e dor facial, em alguns casos pode apresentar apenas a tosse persistente.

Esses sintomas são mais comuns na sinusite viral, característica de gripes e resfriados. É de curta duração e desaparece sozinha. Mas, se a pessoa não se cuidar, pode evoluir para uma sinusite bacteriana, com necessidade de antibiótico por tempo prolongado.  DEVE ser tratada corretamente, pois, caso contrário, a crise de sinusite aguda pode se tornar crônica, caracterizando um quadro de rinossinusite crônica.  Atenção redrobada nesta época para os pacientes portadores de rinite pois se não estiverem fazendo um tratamento de profilaxia, podem evoluir com facilidade para sinusite.
LEIA O TEXTO COMPLETO NO FACEBOOK