WhatsApp: (16) 98191-0927
Telefone: (16) 3911-9980
Por Dra. Janaina Melo em 03/03/2020
Calor + Suor= Dermatites de Contato

Dermatites de Contato no Verão


As dermatites de contato, são responsáveis por uma grande parcela de casos de alergias no verão; caracterizam-se pela vermelhidão, inchaço, coceira e podem causar uma descamação da pele.
O uso constante de cosméticos é um dos grandes causadores. Isso deve-se ao produto químico contido em maquiagens, desodorantes e protetores solares, que, ao entrar em contato com a pele, liberam substâncias que iniciam o processo alérgico, a própria transpiração do corpo facilita muito o surgimento do problema.
A dermatite de contato causada por bijuteria também é frequente, pois o suor estimula o sulfato de níquel, componente desses produtos, que provoca eczemas, especialmente no pescoço e orelha.
Os telefones celulares também podem gerar reações, especialmente nas orelhas, por causa do lítio, componente da bateria que provoca alergia nas pessoas que transpiram em excesso.
É importante procurar o Alergista/Imunologista para a investigação e tratamento.
O diagnóstico da dermatite de contato é baseado na história de exposição e quadro clínico. O teste de contato, também chamado de “patch test” é auxiliar no diagnóstico dos prováveis agentes causais da dermatite de contato alérgica.

Aguarde..