WhatsApp: (16) 98191-0927
Telefone: (16) 3911-9980
Por Dra. Janaina em 04/11/2020
Biomarcadores na Asma

Você sabia que nem toda ASMA é igual?! Pois é... assim como existe uma diversidade grande das raças e etnias, assim é para essa doença, com diferentes faces chamadas de fenótipos e endótipos. Isso nos mostra que os pacientes não podem ser tratados com os mesmos medicamentos como uma receita de bolo, mas com INDIVIDUALIZAÇÃO.
⁣⠀⠀⠀
Os biomarcadores são indicadores que auxiliam o especialista a realizar o diagnóstico da asma definindo o tipo ou subtipo da asma, por exemplo, a dosagem da IgE ou teste alérgico (prick teste) definem se uma asma é alérgica ou não alérgica. Isso mesmo! Nem todo paciente que tem asma tem alergia!
⁣⠀⠀⠀
Outra vantagem dos biomarcadores é ajudar a definir a probabilidade de resposta a um determinado tratamento, ou seja, um paciente com eosinófilos (célula que mostra alergia no hemograma) aumentado pode responder melhor a corticoides e terapias imunobiológicas com este alvo.
⁣⠀⠀⠀
Logo a precisão alcançada por eles, fornecem valiosas informações para o manejo da asma com um olhar particularizado para cada paciente, aumentando as expectativas de melhores resultados no controle do quadro sintomático.
⁣⠀⠀⠀
Se você é asmático e sofre com a falta de controle da doença, converse com um alergista. As opções de tratamento são inúmeras e é possível encontrar a opção ideal para você!

Aguarde..