Por Dra. Janaina em 08/10/2021
Baixa imunidade na Infância

Durante a infância, o sistema imunológico é imaturo e ainda está em formação, isso facilita que por exemplo, que a criança tenhas vários resfriados e infecções virais em curtos períodos.

O que classificamos como baixa imunidade costuma estar relacionado com as Imunodeficiências ou erros inatos da imunidade. Trata-se de um grupo de mais de 350 doenças caracterizadas por comprometimento do sistema imunológico do paciente e que se apresentam através de infecções graves de repetição, autoimunidade, inflamação, alergias e câncer, dependendo do defeito genético.

Recém-nascidos com imunodeficiência primária aparentam ser saudáveis, contudo, manifestam as primeiras ocorrências logo nos primeiros meses de vida, podendo evoluir para infecções graves.

Apesar de em muitos casos o diagnóstico demorar a ser realizado, tanto os pais como o pediatra podem ficar atentos a infecções frequentes e contar com o auxílio do imunologista no devido diagnóstico!

Fique atento aos 10 sinais de alerta:

•  Duas ou mais pneumonias no ano;
  •  Quatro ou mais otites no último ano;
  •  Estomatites de repetição ou monilíase por mais de dois meses;
  •  Abcessos de repetição ou ectima;
  •  Um episódio de infecção sistêmica grave (meningite, osteoartrite, septicemia);
  •  Infecções intestinais de repetição/diarreia crônica;
  •  Asma grave, doença do colágeno ou doença autoimune;
  •  Efeito adverso ao BCG e/ou infecção por micobactéria;
  •  Fenótipo clínico sugestivo de síndrome associada à imunodeficiência;
  •  História familiar positiva de imunodeficiência.