Por Dra. Janaina em 28/10/2019
ASPERGILOSE BRONCOPULMONAR ALÉRGICA

aspergilose broncopulmonar alérgica (ABPA) é uma doença pulmonar que ocorre em pacientes portadores de fibrose cística ou asma, devido uma reação de hipersensibilidade (resposta alérgica) à um fungo inalado chamado Aspergillus fumigatus.

Este fungo cresce no solo, na vegetação em decomposição, nos alimentos, no pó e na água.

O fungo inalado coloniza o muco nos pulmões, causando:

• Sensibilização ao fungo;
  • Inflamação alérgica recorrente dos pulmões e impactação do muco.

Fatores de risco que aumentam suas chances de adquirir ABPA são a asma, fibrose cística, tuberculose, sarcoidose e história familiar da doença.

Os sintomas geralmente são os das doenças crônicas (asma ou da fibrose cística):

• Falta de ar ;
  • Tosse ;
  • Chiado;
  • Fraqueza;
  • Dor no peito;
  • E exacerbações.

Conforme a ABPA progride, outros sintomas podem ocorrer, incluindo:

• Escarro grosso acastanhado e/ou com sangue;
  • Febre baixa;
  • Perda de peso não intencional.

Prevenção

A prevenção se faz evitando áreas com vegetação em decomposição e água parada nos pacientes com asma ou fibrose cística, mantendo a casa o mais livre de poeira possível, permanecendo em ambientes com filtro de ar e ar-condicionado sempre que possível.

Diagnóstico

O diagnóstico é difícil porque os sintomas ABPA são difíceis de diferenciar de uma exacerbação da asma e da fibrose cística pulmonar.

A falta de resposta aos antimicrobianos em paciente com infiltrado pulmonar atribuído a pneumonia deve alertar o médico a considerar ABPA entre os diagnósticos diferenciais.