WhatsApp: (16) 98191-0927
Telefone: (16) 3911-9980
Por Dra. Janaina Melo em 22/06/2020
Asma - Melhor prevenir do que remediar?

A asma trata-se de uma doença crônica originada pela inflamação dos brônquios. Vamos começar explicando que ASMA e BRONQUITE asmática são a MESMA DOENÇA. Estima-se que cerca de 25% da população brasileira possua asma e cerca de 5 asmáticos por dia morrem por falta de controle, muitas vezes podendo ser evitável.
⠀⠀⠀⠀⠀
Ter falta de ar ou tosse crônica ou chiado no peito ou dificuldade para realizar as atividades do dia-a-dia, NUNCA podem ser considerados sintomas normais. Não se acostume com isso! Um estudo realizado pelo Programa de Controle de Asma da Bahia constatou que muitos dos casos de morte por asma estão relacionados a fatores como má percepção dos sintomas, má técnica dos medicamentos, falta de controle do ambiente e de outras doenças, além da falta de informação e estresse emocional.
⠀⠀⠀
O tratamento da asma mudou muito no decorrer dos anos, com medicações mais seguras e melhores. Os medicamentos podem aliviar a crise (broncodilatadores) mas devem sempre ser usados em conjunto com anti-inflamatórios (corticoides inalatórios) que irão atuar na causa dos sintomas. O tratamento envolve avaliar alergias concomitantes, avaliar doenças associadas que possam estar piorando o quadro como a rinossinusite ou doença do refluxo ou obesidade. Procurar um especialista para ter uma investigação profunda e tratamento otimizado é necessário.
⠀⠀⠀
Importante saber que asma TEM tratamento específico e controle, é possível conviver com a doença realizando suas atividades como qualquer pessoa e tendo boa qualidade de vida. É isso que o Dia Nacional de Combate a Asma visa, conscientizar a população e ter um futuro melhor. Vamos divulgar mais, cuidar mais e tratar melhor! E você? Tem realizado o melhor tratamento para a sua asma?

Aguarde..