WhatsApp: (16) 98191-0927
Telefone: (16) 3911-9980
Por Dra. Janaina em 13/08/2020
Asma e Exercícios

Ainda existe um MITO de que pacientes asmáticos não podem praticar atividades físicas.
▫
Na realidade, o problema é a asma NÃO CONTROLADA!
▫
O exercício é indicado SIM, para quem tem asma e promove a melhora do sistema cardiorrespiratório e maior tolerância ao esforço.
A maioria das pessoas que têm asma mal controlada, terá sintomas durante o exercício. Algumas podem ter sintomas somente durante a atividade física (asma induzida por exercício ou AIE).
▫
Os sintomas comuns da asma que podem ocorrer também durante o exercício são: tosse, chiado, falta de ar, dor ou aperto no peito, e cansaço.
▫
A imensa maioria das pessoas desconhece que esportistas de alto rendimento, como a jogadora de futebol Marta, o ex-nadador e medalhista olímpico Fernando Scherer e até o ex-jogador inglês David Beckham, têm asma.
▫
Pois é... Quando a asma está controlada e o paciente segue corretamente as orientações do seu Alergista, a atividade física serve parar melhorar o condicionamento cardiorrespiratório do asmático e, consequentemente, aumentar a tolerância ao esforço.
▫
Se você sofre com esse problema, fale com o seu Alergista e veja como obter o melhor controle da sua asma para que você possa fazer qualquer atividade física que gostar e até mesmo um treinamento cardiorespiratório para ganhar este condicionamento. Assim, a sensação de falta de ar se tornará menos frequente, já que o fortalecimento da musculatura do tórax promove a expansão dos pulmões, tornando a ventilação pulmonar mais eficaz.
▫
O ideal é iniciar com intensidade leve e ir aumentando aos poucos, mas sempre com acompanhamento médico e sob o uso da medicação regular para a asma.

Aguarde..