WhatsApp: (16) 98191-0927
Telefone: (16) 3911-9980
Por Dra. Janaina em 26/07/2021
Apneia do Sono

Você ronca? Talvez não perceba, mas alguém já te disse que você ronca?
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀
O ronco ocorre devido a obstrução das vias respiratórias superiores, o impedimento da passagem do ar, provoca vibração das vias aéreas e o som que conhecemos.
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀
A presença do ronco é um dos principais indicativos da apneia do sono. Doença caracterizada por interrupções na respiração por cerca de 10s, ou respiração superficial enquanto a pessoa dorme.
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀
Ela ocorre devido a um relaxamento muscular na faringe. Durante a inspiração, as estruturas se aproximam muito ou encostam, causando o fechamento da via aérea e ocasionando um despertar transitório que provoca uma contração dos músculos da faringe e língua, permitindo a abertura da via aérea e a respiração.
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀
Além da presença do ronco, outros sinais a ser observados são esforço respiratório, sono agitado e sonolência diurna excessiva.
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀
Dentre as diversas causas para a Apneia do Sono, observa-se que pacientes portadores de rinite tem maiores chances de desenvolver a doença, devido ao quadro prévio de congestão nasal, limitando a entrada do ar.
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀
Se você possui rinite, já observou a qualidade do seu sono? Costuma ter o sono entrecortado? Queda na produtividade ao longo do dia e grande sonolência diurna? Pode ser Apneia do Sono!

Aguarde..