WhatsApp: (16) 98191-0927
Telefone: (16) 3911-9980
Por Dra. Janaina em 28/10/2019
ANAFILAXIA A PICADA DE ABELHA, VESPA E MARIMBONDO

Os pacientes que são alérgicos ao veneno das Hymenoptera, ordem que engloba as famílias das abelhas, vespas, marimbondos e formigas, a situação é bem diferente, podendo causar aparecimento de urticáriaangioedema e até mesmo choque anafilático (anafilaxia).

O choque anafilático, ou anafilaxia, é uma reação alérgica, de hipersensibilidade imediata e severa, que afeta o corpo todo. A sua manifestação mais grave é quando provoca inchaço e obstrução de vias aéreas superiores e/ou hipotensão, que pode ser fatal.

Reações mais Comuns à Picada

  • Dor aguda no local ferroado;
  • Vermelhidão;
  • Prurido (coceira) e edema por vários dias ou horas;
  • Em alguns casos mais sérios, anafilaxia em poucos minutos (reação alérgica grave que pode levar à morte).

Lembre-se, ao sofrer uma picada desses insetos não se apavore, mantenha a calma, jamais coçar, quanto mais agitação o corpo tiver mais o veneno ira circular na corrente sanguínea.

A picada de abelha pode ser mais perigosa do que se imagina. Não existe soro específico para o caso. Dependendo da vítima, uma só picada pode gerar reações alérgicas graves.

No casos das abelhas e vespas que sofrem auto-amputação, a primeira coisa a se fazer é a retirada imediata do ferrão da pele, pois ele permanece injetando veneno ainda por 1 ou 2 minutos.

No caso dos marimbondos, os ferrões permanecem fixos, logo, não precisam ser retirados, mas a gravidade e os cuidados são os mesmos. Se as picadas forem múltiplas, a pessoa deve ser imediatamente encaminhada ao hospital mais próximo.

ATENÇÃO: Se você já tem esta suspeita ou diagnóstico procure seu alergista e tenha em mãos um plano de emergência com o que fazer e quais medicações podem ser utilizadas.

 Existe tratamento específico de dessensibilização, a imunoterapia.

Aguarde..