WhatsApp: (16) 98191-0927
Telefone: (16) 3911-9980
Por Dra. Janaina em 24/11/2020
Alergias mais comuns na pessoa idosa

Engana-se quem pensa que idoso não tem alergia, segundo dados da ASBAI 5% a 10% dos idosos apresentam algum tipo de alergia, sendo maior a prevalência acima dos 60 anos.
⁣⠀⠀⠀
Apesar de tratar-se de um quadro com baixa gravidade na maioria dos casos, as alergias podem provocar sérios impactos desnecessários na qualidade de vida do idoso.
⁣⠀⠀⠀
As mais comuns são:
⁣⠀⠀⠀

  • Rinite Alérgica: Costuma apresentar espirros, coriza, congestão nasal, coceira nos olhos, nariz, garganta. Um tipo muito frequente é a rinite vasomotora desencadeada por diferença de temperatura, com muitos espirros e coriza.

⁣⠀⠀⠀

  • Alergia Ocular: Normalmente associada ao ressecamento decorrente da idade, que facilita as irritações e ao uso frequente de colírios.

⁣⠀⠀⠀

  • Urticária e Dermatites: Podem desenvolver-se a partir de alergias a substâncias como perfumes e materiais de limpeza. Além das lesões características, o prurido é o sintoma mais comum em idosos, principalmente pela pele seca.

⁣⠀⠀⠀

  • Medicamentos: O aumento do uso de medicamentos para controlar diversos quadros de saúde, tende a aumentar o risco de desenvolvimento de alergias. É essencial dar atenção para que o medicamento causador da alergia possa ser identificado.

⁣⠀⠀⠀
Não tem idade para ser alérgico. Cuide das alergias em idosos e melhore sua qualidade de vida!

Aguarde..