WhatsApp: (16) 98191-0927
Telefone: (16) 3911-9980
Por Dra. Janaina em 18/11/2020
Alergias comuns na gestação

A descoberta de uma gestação gera grande alegria, mas também requer muitos cuidados. Isso porque devido as diversas mudanças hormonais que o corpo da mulher passa, ela pode também estar mais predisposta a algumas doenças.
⁣⠀⠀⠀
Quem nunca teve alergia é menos frequente começar durante a gestação, porém não é impossível. Estima-se que 8% das mulheres apresentem alergias durante a gestação, sendo as mais comuns a rinite, a asma e dermatoses alérgicas como a urticária e a dermatite atópica. Já as gestantes que já são previamente alérgicas em 1/3 dos casos melhoram, 1/3 mantém o quadro igual e 1/3 pioram da alergia prévia.
⁣⠀⠀⠀
Na rinite os sintomas mais comuns são coriza, espirros, coceira no nariz, entupimento nasal, olhos avermelhados e lacrimejando. Eles podem dificultar o sono e interferir no dia a dia.
⁣⠀⠀⠀
Já com a asma, pode-se observar crises em gestantes que já eram portadoras da doença. Normalmente as crises são em torno da 24ª e a 36º semana da gestação. O importante neste caso é NÃO parar os medicamentos para controle da asma, nem as bombinhas.
⁣⠀⠀⠀
No caso das alergias de pele muitos medicamentos são seguros para gestantes, inclusive alguns antialérgicos.
⁣⠀⠀⠀
É importante destacar que as medidas preventivas a ser tomadas vão além das medicações de controle e contenção dos sintomas. Os cuidados com a higiene ambiental, evitar ácaros e fumaça por exemplo, são essenciais!

Aguarde..