WhatsApp: (16) 98191-0927
Telefone: (16) 3911-9980
Por Dra. Janaina Melo em 18/12/2019
 Alergia Anti-inflamatorio

O que fazer quando a alergia é provocada por medicamentos?

É isso mesmo! Muita gente não sabe, mas este tipo de alergia existe.

Os medicamentos que lideram a lista de alergias, são os analgésicos e anti-inflamatórios,como por exemplo, ácido acetilsalicílico (AAS), dipirona, diclofenaco, ibuprofeno; em segundo lugar, os antibióticos, como amoxicilina e penicilinas. Mas outros medicamentos também podem causar alergias em menor escala, como medicações intraoperatórias, anticonvulsivantes, entre outros.

Lembrando que os colírios, pomadas, cremes e até vacinas, também podem provocar alergia em pessoas sensíveis a estes medicamentos.

As reações de hipersensibilidade ou alergia a medicamentos, podem ser alérgicas ou não alérgicas, conforme apresentem ou não mecanismo imunológico como desencadeante.

No Brasil, os principais medicamentos desencadeantes de alergias são os anti-inflamatórios não-esteroidais, tais como: o AAS, dipirona, diclofenaco, nimesulida, ibuprofeno, paracetamol, mas a lista é bem grande!

As reações mais comuns encontradas são: edema (inchaço) da face, como nos lábios, olhos e pálpebras, urticária, angiodema, coceira, erupção na pele. Em alguns casos, o paciente pode sentir desconforto respiratório, falta de ar, diarreia, vômito, cólicas intestinais ou choque anafilático, que é o grau máximo de alergia.

As alergias surgem na pele em forma de placas vermelhas que coçam bastante. Normalmente, o paciente que apresenta inchaço na língua, olhos e lábios, sente dificuldades para respirar. Pode ter ainda queda de pressão e desmaios.

O Alergista/Imunologista, deve ser consultado para que uma investigação seja realizada, com o objetivo de identificar o AINE responsável pela reação, além de encontrar um substituto seguro contra a dor e a inflamação.

O teste de provocação oral é o padrão ouro para o diagnóstico, e deve sempre ser realizado por um profissional experiente e no ambiente hospitalar.

Aguarde..