Por Dra. Janaina em 17/06/2021
Alergia a Vinho, licor, quentão....

Festas Juninas chegando, mesmo que mais íntimas com seu núcleo familiar, já ficamos todos no clima junino pensando nas bebidas deliciosas neste friozinho.
⁣⠀⠀
Mas será realmente que existe alergia a vinho, licor, quentão? Então... é realmente raro e se deve a reações de hipersensibilidade causada pelos aditivos alimentares, das quais 90% são secundárias à três principais grupos: conservantes, corantes e antioxidantes. Mas atenção: nos pacientes com alguma doença alérgica pré-existente este risco aumenta!
⁣⠀⠀
Os aditivos são substâncias utilizadas em muitos alimentos para diversas finalidades. Entre elas acentuar a cor e/ou sabor do alimento, melhorar a conservação, proteger contra fungos, bactérias e a oxidação natural do alimento. Alguns exemplos são os corantes amarelo, vermelho, azul, glutamato, os sulfitos, aspartames, ciclamatos, entre outros.
⁣⠀⠀
Essas reações alérgicas, diferentemente da maioria das alergias não são ocasionadas pela interação com mediadores IgE. Nesses casos há uma ativação dos mastócitos (células da alergia que liberam mediadores químicos que causam a alergia, dentre eles a histamina).
⁣⠀
Os sinais e sintomas variam, dentre eles estão as manifestações na pele como urticária, angioedema, coceira, eczema ou dermatites; sintomas respiratórios como crise de falta de ar, chiado, tosse; e até mesmo anafilaxia! Sim!! Existem casos de aditivos causarem anafilaxia, a reação alérgica mais grave existente, como por exemplo, com o corante carmim ou até mesmo com corantes naturais como o urucum! Nos pacientes já alérgicos como com urticária crônica e dermatite atópica, a pele e coceira podem piorar e nos pacientes com asma com polipose nasal, também em pequena parcela podem apresentar piora com bebidas alcóolicas!
⁣⠀
Caso apresente alguma dessas reações ao consumir não só bebidas, mas qualquer alimento, busque o auxílio do alergista.
⁣⠀
Através de uma boa anamnese, exames e testes alérgicos é possível identificar a substância associada a sua hipersensibilidade e dar início ao devido tratamento!