WhatsApp: (16) 98191-0927
Telefone: (16) 3911-9980
Por Dra. Janaina em 28/10/2019
ALERGIA A TATUAGEM? SAIBA MAIS!

ALERGIA A TATUAGEM PODE ACONTECER.

As reações alérgicas nem sempre ocorrem na primeira vez que você está exposto ao corante da tatuagem. Por exemplo, se você teve 3 ou 4 tatuagens sem problemas, você poderá ter uma reação alérgica à tinta na próxima vez que você fizer uma tatuagem. Isso se explica pelo mecanismo da alergia por ser uma reação tardia de dermatite de contato.

 As várias cores em uma tatuagem são feitas de diferentes materiais. Por exemplo, a cor vermelha vem do mercúrio, o verde do cromo, o amarelo do cádmio e o azul do cobalto. Os pigmentos vermelhos da tatuagem causam a maior parte das reações alérgicas, particularmente aquelas feitas de sulfureto de mercúrio (cinábaro).

 As duas reações de hipersensibilidade mais comuns aos pigmentos de tatuagem são dermatite de contato alérgica e dermatite fotoalérgica. A reação geralmente aparece como uma erupção cutânea vermelha inflamada ou às vezes pode ser escamosa e escamosa (dermatite esfoliada).

As reações de hipersensibilidade aos pigmentos utilizados para fazer tatuagens pretas, azuis, roxas e verdes são muito menos comuns.

Para os pacientes com dermatite atópica a tatuagem pode ser ainda mais perigosa, pois estes pacientes já apresentam alteração da pele e da imunidade.

Outros riscos são infecções, principalmente pela bactéria Staphylococcus aureus, que vive na pele. Portanto, os pacientes com baixa imunidade como imunodeficiências não devem realizar tal procedimento pelo risco de infecção.

Atenção, sempre procure locais que utilizam materiais descartáveis (agulhas, máscaras, luvas, lâminas e raspador de pelos) e produtos antissépticos. As tintas utilizadas devem ser atóxicas e aprovadas pela Anvisa.

Cada vez que você faz uma tatuagem, você deve observar os sinais de uma alergia e procurar ajuda se houver alguma reação.

Aguarde..