WhatsApp: (16) 98191-0927
Telefone: (16) 3911-9980
Por Dra. Janaina em 06/11/2021
Alergia a Medicamentos - Antibióticos

Também chamada de Alergia a Drogas, a alergia a medicamentos refere-se a qualquer reação adversa ou efeito não terapêutico ocasionado por fármacos utilizados para prevenção, diagnóstico ou tratamento de doenças.
⁣⠀⠀⠀
Elas podem ser #previsíveis, também chamadas de efeito colateral. Tratam-se das já esperadas e que podem ocorrer a qualquer pessoa como dores de cabeça, sonolência e desconforto abdominal.
⁣⠀⠀⠀
Ou podem ser #imprevisíveis que são as relacionadas hipersensibilidade individual a certas substâncias. A manifestação das imprevisíveis apresentam-se conforme o mecanismo que produz os efeitos.
⁣⠀⠀⠀
Tipo I - Anafilático: Provocada por IgE, mastócitos e basófilos. Apresenta urticária, angioedema, anafilaxia e broncoespasmo.
Tipo II – Citotoxidade: Provocada por IgM, IgG, complemento e fagocitose. Apresenta-se como nefrites, citopenias, pneumonites.
Tipo III – Complexos imunes: Provocada por IgG, IgM, complemento e fagocitose. Apresenta doença do soro, febre, urticária, globomerulonefrites, vasculopatias.
Tipo IV - Hipersensibilidade tardia: Provocada pelos linfócitos T, citocinas, células mononucleares.
⁣⠀⠀⠀
Dentre as manifestações mais comuns estão as urticárias (manchas vermelhas elevadas), angioedemas (inchaços), erupções morbiliformes, eritemas fixos, eritemas multiformes e anafilaxia.
⁣⠀⠀⠀
Ao longo do mês abordaremos mais a respeito de aspectos específicos das alergias medicamentosas, diagnóstico e tratamento. Ative as notificações para não perder nada!

Aguarde..