WhatsApp: (16) 98191-0927
Telefone: (16) 3911-9980
Por Dra. Janaina em 19/09/2020
Alergia a medicamentos - Anti-Inflamatórios

Os anti-inflamatórios são os principais responsáveis por reações de hipersensibilidade a medicamentos, alguns exemplos são aspirina (AAS), dipirona, ibuprofeno, nimesulida, naproxeno, diclofenaco e inúmeros outros.
⁣⠀⠀⠀
 As reações podem ser imediatas em até 24 horas ou tardias. As mais frequentes são na pele como urticárias (manchas vermelhas elevadas que coçam muito), angioedema (inchaço), rash (manchas vermelhas não elevadas), manchas fixas (eritema fixo). Podem ainda ter sintomas respiratórios como tosse, falta de ar, chiado no peito (broncoespasmo) e sintomas gastrointestinais são menos frequentes como diarreia e vômitos. Casos graves como anafilaxia podem acontecer, que seria a somatória de dois ou mais sintomas.
⁣⠀⠀⠀⁣⠀⠀⠀
 O mais importante é a característica da REPRODUTIBILIDADE, ou seja, o paciente toma em momentos diferentes a mesma substância, por exemplo, a dipirona, com nomes comerciais diferentes (novalgina, dorflex, anador) e apresenta sintomas semelhantes. Os sintomas podem variar sendo mais leves ou mais graves, pois depende da dose ingerida e da via de administração, medicações feitas na veia podem causar piores reações nestes pacientes.
⁣⠀⠀⠀
 Existem alguns grupos de pacientes em especial, pacientes com asma e rinossinusite crônica com pólipo nasal que são intolerantes a todas as classes de anti-inflamatórios (DREA) e, portanto, apresentam piora dos sintomas respiratórios tanto da asma quanto da rinossinusite.
⁣⠀⠀⠀
 Outro grupo importante são os pacientes com UCE (Urticária Crônica Espontânea), que também pioram da urticária com essa classe de drogas.
⁣⠀⠀⠀
Caso aconteça com você, busque uma emergência imediatamente e agende uma consulta com um alergista para estudo do seu caso e realização do diagnóstico e tratamento!

Aguarde..