WhatsApp: (16) 98191-0927
Telefone: (16) 3911-9980
Por Dra. Janaina em 28/10/2019
ALERGIA A MAQUIAGEM – SAIBA MAIS!

A MAIORIA DAS ERUPÇÕES CUTÂNEAS PRODUZIDAS POR MAQUIAGEM SÃO IRRITAÇÕES E NÃO ALERGIAS.

Os cosméticos contêm uma variedade de conservantes, perfumes e outros componentes que podem causar uma reação alérgica.

Pessoas que têm reações alérgicas a cosméticos e outros produtos de cuidados da pele, normalmente estão sofrendo de dermatite de contato irritante ou dermatite de contato alérgica.

A dermatite de contato irritante, pode ocorrer no primeiro contato. A irritação é só no local e os sintomas são queimação, coceira e a sensação de picadas que aparecem logo após a aplicação do cosmético sobre a pele. Pode aparecer certo inchaço no local aplicado e locais próximos.

Já a dermatite de contato alérgica, é mais grave, uma reação de hipersensibilidade tardia, ou seja, necessita de um contato prévio para manifestar a alergia. Pode haver inchaço da pele, coceira e escamação, os sintomas podem migrar para outras partes do corpo.

Uma vez que uma verdadeira alergia se desenvolveu, ela permanece por toda a vida; uma pequena quantidade da substância na pele pode causar uma grande reação.

O que fazer?

Ao identificar qual é produto que desencadeia a alergia, deve-se deixar de usar ou substituí-lo por outros produtos que não contenha o alérgeno.

Os produtos hipoalergênicos são uma ótima opção.

Se perceber que ao passar a maquiagem, a pele coça ou fica avermelhada, suspenda imediatamente o uso do produto.

Importante

Se houver sintomas de uma possível reação, lave cuidadosamente a maquiagem. Não esfregue, pois isso pode causar mais irritação. Entre em contato com o alergista para determinar a extensão, a gravidade e o tratamento da alergia.

Aguarde..