Por Dra. Janaina em 26/09/2020
Alergia a Intraoperatórios

A alergia a drogas intraoperatórias é uma das mais graves e de maior preocupação dos alergistas, visto que os culpados podem ser o. Ambiente com lages, medicações dentro da cirurgia e no pós operatório. Além, disso em muitos casos, o paciente não sabe que possui alergia a anestesia, até o momento do procedimento, o que pode por sua vida em sério risco.
⁣⠀⠀⠀
Normalmente a reação só é percebida quando ela gera a anafilaxia, visto que o paciente está inconsciente e intubado e outros sintomas como prurido, dispneia e outros desconfortos não são percebidos e comunicados até o momento da reação mais exacerbada.
⁣⠀⠀⠀
Os mecanismos responsáveis pela alergia aos intraoperatórios podem ser tanto imunológicos como não imunológicos. Os principais culpados são os antibióticos e anti-inflamatórios usados nas cirurgias, depois o látex, relaxantes musculares e anestésicos.
⁣⠀⠀⠀
A investigação acontece com uma história detalhada avaliando a ficha cirúrgica, e testando através de testes cutâneos com concentrações padronizadas em presença do alergista medicação por medicação, até achar o culpado.
⁣⠀⠀⠀
Após identificar o suspeito, o alergista tem mais dois papéis, o primeiro orientar na identificação da exclusão da droga seja no cartão de saúde ou receituário. O próximo passo é fornecer através de testes cutâneos opções alternativas para novas cirurgias.
⁣⠀⠀⠀
Lembre-se que todos esse testes alérgicos devem ser realizados em um local com infraestrutura para tratar urgência e emergência, na presença do alergista.