WhatsApp: (16) 98191-0927
Telefone: (16) 3911-9980
Por Dra. Janaina em 28/10/2019
ALERGIA A CAMARÕES E FRUTOS DO MAR

A ALERGIA A CAMARÃO E AOS FRUTOS DO MAR É BASTANTE CORRIQUEIRA NO BRASIL.

Difícil quem não tenha um familiar ou amigo próximo que já não tenha se surpreendido com seus desagradáveis sintomas. Em alguns casos, o consumo pode levar até à morte do paciente. A ingestão do crustáceo é considerada a principal causa de reação alérgica grave (anafilática) no país.

Existem as reações de intoxicação alimentar quando se consome um alimento contaminado por bactérias e a alergia alimentar ao camarão. Esta reação alérgica só ocorre após a sensibilização (primeiro contato), que acontece quando o indivíduo desenvolve anticorpos específicos exacerbados contra proteínas contidas na comida.

Em ingestões posteriores é que irão surgir os sintomas. E, muitas vezes, o problema demora bastante a aparecer. Atenção: A pessoa pode já ter comido camarão outras vezes e nada ter acontecido!!

O que é Alergia à Camarão?

A alergia ao camarão é uma reação alérgica que acontece imediatamente ou algumas horas após a ingestão do camarão. Ela pode ser de dois tipos: (1) alergia à proteína do camarão e (2) alergia aos conservantes usados nos congelados (metabissulfito de sódio).

Quando a alergia é à proteína, há grandes chances de que a pessoa seja alérgica também a outros frutos do mar por reação cruzada, e basta a ingestão de um pequeno pedaço desses alimentos para desencadear uma grave reação alérgica. Por outro lado, em quem é alérgico ao conservante o aparecimento dos sintomas depende da quantidade ingerida do conservante.

Ao contrário de muitas alergias alimentares, alergia a frutos do mar é mais propensa se desenvolver na idade adulta do que na infância. Tende a ser um quadro persistente!

Sintomas:

Os sintomas geralmente se desenvolvem dentro de minutos ou horas após comer o camarão e podem incluir: urticária (placas vermelhas na pele), prurido, angioedema (inchaço dos lábios, face, língua, garganta, ou outras partes do corpo), sibilos (chiado no peito), congestão nasal ou dificuldade em respirar, dor abdominal, diarreia, náuseas ou vômitos, tonturas ou desmaios.

Anafilaxia:
Os sintomas da anafilaxia são um conjunto dos sintomas acima, podendo ser fatal, configura uma emergência médica que requer tratamento imediato!

O risco de anafilaxia fica aumentado se a pessoa sofre de asma ou de quaisquer outras reações alérgicas e se tem uma história de anafilaxia induzida por outros alimentos.

O Alérgico Nunca mais Poderá Comer Camarão?

Não!! O primeiro tratamento indicado é evitar qualquer tipo de crustáceo e andar com kit de urgência caso tenha ingestão acidental. Já existe em serviços de referência a dessensibilização para camarão, porém ainda é um tratamento arriscado!

Posso Tomar Remédio e Comer Frutos do Mar?

Os anti-histamínicos e corticoides são indicados apenas para controlar os sintomas da alergia. Em casos mais graves, de anafilaxia, é mandatório o uso da ADRENALINA. Tomar remédios antes não impede que ocorram reações, e isso não é aconselhado pelos especialistas!

Alérgicos a Camarão são Alérgicos a Peixes também?

As proteínas dos crustáceos são diferentes das dos peixes e, geralmente quem tem alergia a um não precisa excluir o outro. Porém, 90% dos casos de alergia ao camarão abrangem outros frutos do mar como a lagosta, o siri e o caranguejo.

Como Saber se sou Alérgico a Camarão?

O alergologista pode realizar o teste cutâneo e/ou exame coletado pelo sangue (IgE específica) para comprová-la juntamente com a história clínica. A alergia é muito provável quando se tem episódios repetidos da reação com o mesmo alimento.

Se ocorrer de vez em quando, pode ter sido causada por alimentos deteriorados ou por outra toxina que libera a histamina, substância desprendida nas reações alérgicas.

Atenção aos restaurantes que vendem outros produtos fritos em óleo, o fato de fritar batata frita no óleo do camarão também pode desencadear uma reação! Fique alerta!!

Aguarde..