WhatsApp: (16) 98191-0927
Telefone: (16) 3911-9980
Por Dra. Janaina em 28/10/2019
ALERGIA A ÁGUA? DIFÍCIL ACREDITAR, MAS EXISTE!

ALERGIA A ÁGUA PODE SOAR ESTRANHO, NO ENTANTO, APESAR DE RARO PODE EXISTIR...
Existem 3 tipos de alergia à água:

Urticária com água quente (ou urticária colinérgica),
Urticária com água fria (ou urticária ao frio),
Urticária aquagênica (ao contato com água em qualquer temperatura).

Alergia à Água Quente - Urticária Colinérgica
Ocorre quando a pessoa apresenta placas vermelhas pruriginosas, que aparecem e desaparecem espontaneamente em diversos locais do corpo quando em contato com água quente, como no ato de tomar banho quente.

Este tipo de alergia também ocorre em momentos de estresse, ansiedade ou intensa modificação emocional. Também ocorre quando a pessoa está com febre, se expõe ao sol ou vai a uma sauna, ou seja, em qualquer situação que aumente sua temperatura corporal. Pode vir associado de angioedema (inchaço).

Alergia à Água Fria
Esta se manifesta quando a pessoa entra em contato com água em temperaturas muito baixas, como em banhos frios, água do mar, piscina. Podem surgir manchas no corpo vermelhas como a anterior e até mesmo sintomas respiratórios ou anafilaxia.

A urticária ou anafilaxia ao frio também pode acontecer sem o contato com a água fria, somente estando presente em ambiente com ar frio.

Alergia Aquagênica
Das reações alérgicas à água esta é a mais rara. É quando as reações se manifestam na pele quando em contato com a água em qualquer temperatura, muitas vezes impossibilitando tomar banho, levando a um grande prejuízo da qualidade de vida.

Todos estes tipos de alergia à água podem ser investigados pelo alergista através da anamnese e testes de provocação, de preferência, em um consultório equipado para tratar emergências em caso de anafilaxia.

Aguarde..