Por Dra. Janaina em 28/10/2019
ADRENALINA AUTO INJETÁVEL

A adrenalina é o tratamento medicamentoso mais importante nas crises de anafilaxia e faz toda a diferença entre viver e morrer nesta doença.

A Anafilaxia é uma reação súbita e grave que impõe socorro imediato por ser potencialmente fatal. A anafilaxia geralmente é causada por um alérgeno específico como alimento, medicamento, picada de inseto, mas também existem casos de etiologia idiopática.

É uma reação sistêmica que afeta várias partes do corpo, com sintomas na pele, como a urticária (placas vermelhas, elevadas que coçam); angioedema (inchaço na garganta, lábios, língua e até da glote); sintomas cardio-respiratórios como falta de ar, chiado no peito (sibilos), rouquidão, tosse, dificuldade de engolir, sensação de sufocamento, queda da pressão arterial e sintomas gastrointestinais (cólicas abdominais; náuseas ou vômitos; diarreia) e neurológicos (ansiedade, confusão, agitação, entre outros.)

Importância da Adrenalina auto injetável

O uso da adrenalina imediatamente após perceber a reação anafilática é considerada a medida mais positiva e importante para salvar a vida desse paciente.

Muitos dos pacientes que sofreram uma reação anafilática voltam a apresentá-la outras vezes, e poderiam abortar a evolução já conhecida se tivessem um dispositivo de adrenalina auto injetável para uso pessoal.

Quando dada precocemente evita evolução para quadros mais graves e há consenso mundial sobre seu uso em doses corretas, por via intramuscular em todos pacientes com sinais e sintomas sugestivos de anafilaxia, mesmo em cardiopatas, idosos, grávidas e bebês.